Até maio desse ano eu era completamente viciada em Genshin Impact, jogava desde fevereiro de 2021 e dedicava quase todo o meu tempo livre — e dinheiro — no jogo. A cada 40 dias Genshin tinha uma atualização e com o passar do tempo eu fui perdendo o interesse: os personagens novos não me chamavam mais a atenção e não só isso, mas os mapas novos também não me animavam, logo eu que amava explorar, abrir baús, fazer puzzles… Então, com muita dor no coração, eu decidi parar de jogar e até desinstalei o aplicativo do meu computador e celular.
Desde então eu sinto falta de passar o tempo me dedicando à algum jogo. Eu amo The Sims desde que me conheço por gente, mas não era o que eu estava procurando. Também não queria de jeito nenhum me viciar em outro gacha. Com isso, me lembrei da existência de Stardew Valley.
Resumindo a minha história com Stardew: uma amiga elogiava muito o jogo e resolvi comprá-lo quando o mesmo estava em promoção na Steam. Eu tentei me viciar umas quatro vezes, mas nunca consegui me prender e jogar mais que um dia. Mês passado, comprei o jogo no celular, achando que adiantaria de alguma coisa, mas, mais uma vez, não me prendeu. Pra quem ainda resta dúvida: eu já aceitei que Stardew Valley não é pra mim.
Há umas duas semanas estava gastando minhas horas rolando o TikTok e esbarrei em um vídeo do ruyzo apresentando Fields of Mistria, um jogo bem semelhante a Stardew. De primeira impressão não me interessei muito, mas foi só eu ver uma querida aleatória falando sobre no Twitter que me convenceu a testar e posso dizer que estou completamente obcecada.
A premissa é bem parecida com a de Stardew Valley mesmo, por exemplo, você tem uma fazenda para cuidar, uma mina pra explorar, um museu pra doar coisas no estilo do Centro Comunitário do Stardew e uma cidade para ajudar a reerguer depois de um terremoto. Você também consegue dar presentes para os NPCs e ganhar corações com eles — ainda não é possível namorar, casar e ter filhos, mas os desenvolvedores já disseram que irão incluir essas opções nas atualizações futuras.
Em Stardew Valley eu sentia que você precisa ser produtivo todos os dias, que você precisa ter toda uma logística pra obter lucros e ter uma estação bem sucedida. Isso atrapalha um pouco a sua diversão no jogo, na minha opinião, porque começa uma autocobrança pra “jogar do jeito certo”. Eu não sinto isso em Fields of Mistria, muito pelo contrário, é tudo mais leve, você pode fazer as coisas no seu tempo, dar prioridade pro que você preferir.
Muita gente comentou que os desenvolvedores basicamente pegaram todos os mods do Stardew Valley e acrescentaram no jogo base. Nós conseguimos ver a localização dos NPCs no mapa, o jogo te avisa quando é aniversário de alguém, também é possível ver se você já doou ou não algum item pro museu sem necessariamente precisar ir até ele, você pode salvar o jogo a qualquer hora do dia sem ter que ir dormir e mudar o dia... tudo isso são mods que você acrescenta no Stardew Valley, mas em Fields of Mistria são melhorias inclusas no próprio jogo.
Além disso, ele é totalmente inclusivo, dando a opção pra escolher os seus pronomes e colocando bandeiras LGBTQIA+ como estampa de itens de vestuário, como chapéus. Enquanto eu estava no TikTok pesquisando vídeos sobre FOM, vi uma pessoa muito feliz ao se deparar com hijabs na aba de roupas. Há também como adaptar algumas animações para melhorar a experiência de pessoas fotossensíveis.
Fields of Mistria está disponível na Steam em acesso antecipado, ou seja, o jogo ainda não está completo, mas já dá pra se divertir horrores com ele. Ele é pago — até o momento desse post está R$44,49 — e, infelizmente, não tem tradução oficial pra PT-BR, mas juro que vale muito a pena.
Entre idas e vindas pelas redes sociais, descobri que existe uma tradução PT-BR feita por fãs, que você pode baixar sem dor de cabeça pelo servidor do Discord. É totalmente seguro, pois o arquivo funciona como uma espécie de mod. Vou deixar aqui um tutorial por vídeo, caso seja de maior ajuda.
A comunidade ainda é pequena e tem poucos guias na internet, mas vejo muito potencial pra crescer cada vez mais. Quando minha fazenda estiver mais organizada e avançada, eu volto pra mostrar pra vocês!