01/08/2024

E ela, não volta mais? — Grupos que sinto falta no k-pop :(

Como eu já disse aqui, comecei a acompanhar grupos de k-pop lá em 2015 e ano passado resolvi reunir quase todas as músicas de k-pop que conheço em uma única playlist, lá tem muitas músicas antigas de grupos que nem existem mais e toda vez que ouço fico melancólica com a nostalgia de sentir falta de um grupo que disbandou. Quis trazer esse tópico pra cá porque lamentar em forma de tweet não é o suficiente.



4Minute

Apesar de não ter acompanhado elas por muito tempo — o grupo disbandou em 2016, um ano depois de eu ter descoberto o k-pop —, eu gostava muito da musicalidade delas, do estilo e conceito que elas entregavam. Foi um dos primeiros girlgroups que eu me interessei e chegou até a ser meu grupo ultimate por um tempo. Quando veio a notícia do disband, eu fiquei muito triste e demorei a superar. Sinto falta de um grupo como o 4Minute no cenário do k-pop, que tenha metade do molho que elas tinham. ((e também tínhamos a HyunA do velho testamento)). Saudades.


f(x)

Se você não acha que a discografia do f(x) é uma das melhores do k-pop ou você não ouviu ou ouviu errado. Elas tinham uma identidade absurda de tão bem feita, além de terem uma presença muito hipnotizante e um talento excepcional. Recomendo você assistir qualquer performance delas, prometo que não vai se arrepender. O grupo também já foi o meu grupo ultimate por um tempo. Teve época que eu passava 24/7 ouvindo a discografia delas, não ouvia outra coisa. Nenhum outro grupo vai conseguir ser o que elas foram. Elas tinham músicas que só funcionavam porque elas tinham o que era preciso pra fazer funcionar. Icônicas! Fazem muita falta.

GFRIEND

Eu nunca fui uma buddy, acompanhava o grupo de longe e também não esbocei muita reação quando anunciaram o disband. Mas, hoje em dia sinto falta delas. Eu ouço as músicas delas e penso “Caramba, queria um grupo com um conceito assim.” A verdade é que mesmo se tivesse um grupo no k-pop atual com os mesmos conceitos que o GFRIEND, os membros não conseguiriam estar no mesmo nível das membros do GFRIEND. Elas faziam o grupo ser único e distinto do resto da indústria. Elas tinham talento assim como eram dedicadas.

LOONA

Eu vi o LOONA nascer! Desde o debut da Heejin até o lançamento do grupo inteiro com favOriTe e Hi High. Confesso que não acho as músicas lançadas como grupo lá essas coisas, talvez soe até um pouco genérico, mas eu acho que o grupo funcionava muito bem com as integrantes, elas parecem ter nascido pra se juntarem em algum momento da vida. Esses dias reassisti o cover delas de Cherry Bomb e reafirmei esse pensamento. Elas combinam demais. Sei que temos as integrantes espalhadas em cada canto, uma parte delas no ARTMS, mas não é a mesma coisa. Eu não quero um grupo como o delas, eu quero ELAS de volta!

PRISTIN

Muito triste eu ter pegado elas no colo e depois ter sido obrigada a enterrar. Poucas coisas me animaram tal como o debut do PRISTIN me animou. Elas eram tão o momento, sabe? O grupo vinha tendo uma ascensão que se não tivessem disbandado, teriam sido grandonas. As músicas eram divertidas, o conceito era bom, elas eram talentosas, tinham tudo pra dominar. Empresa maldita!

Bônus: BTS

Sim, é um grupo que ainda tá ativo, mas não do jeito que eu gostaria. Eu parei de ser fã do BTS em 2018 e não gostei de nenhum comeback que eles tiveram desse ano em diante. Eles se moldaram muito ao estilo estadunidense e o grupo perdeu a genialidade musical que tinha de 2017 pra trás. Pra mim, eles morreram depois do You Never Walk Alone, e todo dia eu peço pra eles voltarem pros conceitos antigos.

Bônus: SEVENTEEN

Eu fui Carat de 2016 até 2021 — 5 anos —, e me afastei do grupo justamente por não apreciar tanto os comebacks mais recentes. Eu sinto falta do antigo SEVENTEEN. Desde que a Pledis foi pra HYBE, parece que eles perderam a identidade do grupo, as músicas não soam mais como SEVENTEEN como era antes. É triste.

2 comentários:

  1. Não por acaso, eu tenho uma aba aberta com a discografia do F(x) completa no meu computador pra eu ficar ouvindo, porque elas tem a melhor discografia do kpop, junto do red velvet e do exo. Grupos da SM tem seu respaldo. Tenho saudades do Gfriend tbm, só resta ficar ouvindo as musicas antigas, acho que o disband delas foi um dos mais tristes, nunca vou me conformar. Quanto ao Loona, do jeito que tava era melhor não estar, então sou muito feliz com o ARTMS sob a direção do Jaden Jeong.

    Eu não acompanhei o BTS e o Seventeen e só de uns anos pra ca que comecei a gostar das musicas deles, acho que deve ter mudado mesmo, como você disse, e alcançado outros publico como eu, enquanto foi perdendo a identidade deles que agradou os fãs mais antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu daria tudo pra ter o Loona do mesmo jeito que era, mas com uma direção e empresa diferente, pelo menos elas continuam muito amigas e não deixam de alimentar os fãs. Fico muito feliz pelo crescimento que o Seventeen e, principalmente, o BTS tiveram, acho que a troca de conceito faz parte do amadurecimento do grupo e é inevitável até pra diversificar o trabalho deles, mas que a estética antiga faz falta, faz.

      Excluir