12/08/2024

Assistidos de 2024 (até agosto)

Há alguns dias, a Vaneza do blog Garota do 330 fez um post com a tag dos 50% que consiste em responder algumas perguntinhas com os livros que você leu até a metade do ano. Eu passo por uma ressaca literária desde 2020, não consigo ler nem 5 páginas de um livro — inclusive, aceito dicas de como resolver esse problema —, mas eu queria muito discorrer sobre o que venho consumindo ultimamente e como só tenho assistido filmes, por que não falar sobre eles? Tudo bem que já estamos em agosto e teoricamente já passamos da metade do ano, mas vamos fingir que não, ok!? Em vez de responder as perguntas da tag, vou comentar sobre todos os filmes que assisti até a data desse post.

Acho importante comentar que além dos filmes que vou falar a seguir, eu também estou maratonando as franquias X-Men e Velozes e Furiosos, porém estou pensando em fazer posts separados sobre elas. Vou ver se vale a pena. 



01. A Morte do Demônio (2013): Eu amo filmes de terror, então minha escolha para o primeiro filme do ano não poderia ser diferente. Eu lembro que estava com minhas amigas e escolhemos ele com base na sinopse da Netflix, parecia ser um filme interessante, porém na verdade é bem genérico, sem grandes novidades para o gênero. Tenho a impressão de já ter visto outros 200 filmes com a mesma premissa.

02. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004): É o meu preferido da saga e vez ou outra revisito ele. Uma pena eu não ter tido a oportunidade de assistir no cinema, seria uma experiência e tanto. Eu gosto muito de como eles trabalham o conceito de viagem no tempo. Também é o filme que apresenta o Sirius Black, um dos meus personagens favoritos de Harry Potter.

03. De Volta ao Jogo (2014): Foi a recomendação de um amigo. Resumindo o filme, conta a história do John Wick, um ex-assassino, que fica pistola e busca vingança porque roubaram o seu carro favorito e mataram o seu cachorro. É isso. Juro pra vocês, eu nunca vi tanto tiro em um único filme. De modo geral, eu até gostei do filme, me manteve entretida durante as 1h 41m dele, mas não é muito a minha praia.

04. A Centopeia Humana (2009): Acho que todo mundo já ouviu falar desse. Eu não recomendo, tá? Assisti por pura curiosidade e porque gosto de desafiar os meus limites em filmes gore. Sendo sincera, eu achei que fosse ser pior e que fosse me deixar mais perturbada, mais traumatizada. Já me disseram que o segundo — sim, tem continuação — é ainda mais absurdo, mas vocês acham que eu vou me submeter a isso de novo? É claro que sim!



05. O Chamado (2002): Eu tinha trauma desse filme quando era criança, eu morria de medo e perdi a conta de quantas vezes cheguei a ter pesadelos com ele. Agora que estou beeem mais velha achei que seria divertido enfrentar esse medo e assisti-lo de novo, já que eu não lembrava de nada. Eu diria que é um filme de terror muito mais focado na história do que nos sustos, gore, medo... E não deixa a desejar, a história é muito interessante e te prende do começo ao fim.

06. Os Sem-Floresta (2006): Já tinha assistido antes e quis assistir de novo apenas pra passar o tempo, sem precisar pensar muito. É um bom filme, bem Sessão da Tarde.

07. John Wick: Um Novo Dia para Mata (2017): Eu disse que esse tipo de filme não é muito a minha praia, mas ainda assim fui atrás de assistir a continuação. Não tenho muito o que discorrer sobre, achei bem parecido com o primeiro, no mais é legalzinho. Não deixam o John Wick em paz e, claro, tem muitos tiros.

08. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019): Vou começar reclamando. Não precisava ter 2h 28m, porque chega a ser cansativo. De qualquer forma, a Florence Pugh arrasou na atuação, como sempre. Eu gostei da fotografia do filme, admito que a história é até que interessante e achei o final bom. Porém, as pessoas superestimam demais.


09. Saltburn (2023): Não estou nem aí se você acha esse filme superestimado, eu achei muuuito bom! Confesso que eu tinha dado 4 estrelas, mas fiquei uma semana inteirinha pensando nele, obcecada pelas edits no TikTok e decidi aumentar pra 5 estrelas. Sou péssima com plot twists, então não sei dizer se o plot twist desse filme é prevísivel ou não, mas eu adorei, me deixou surpresa. Não vou mentir, tem umas cenas um tanto quanto vergonha alheia, porém mesmo assim não diminui a qualidade.

10. Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014): Recomendação de uma amiga. Resumindo: Um rapaz baterista quer ser perfeito na bateria e receber aprovação do instrutor abusivo dele. É um filme bem aclamado pela crítica, com nota 4.4 no Letterboxd, sendo a maioria delas 5 estrelas (986 mil pessoas). Mas falando da minha experiência, juro, que filme chato! Ele tem 1h 47m e conseguiu ser tão chato que eu tive que assistir na velocidade 2x.

11. High School Musical (2006): Assim como eu disse na minha resenha do Letterboxd, parece um episódio de uma série da Viih Tube. Eu assisti quando era bem criança e achava o ápice do cinema, mas agora que estou mais velha eu achei bem vergonha alheia, apesar das músicas serem muito legais.

12. Obsessão Secreta (2019): Peguei a recomendação lá no Tiktok. Eu achei um pouco previsível e absurdo em algumas cenas, do tipo de coisa que nunca aconteceria na vida real ou situações convenientes pra favorecer algum personagem. As pessoas que conversei acharam esse filme bem ruim, mas eu gostei, ele serviu pra passar o tempo e matar a minha curiosidade de como acabava.


13. Annabelle (2014): Gosto muito de filmes de terror, mas infelizmente não assisti muitos deles e Annabelle era um desses. Eu adoro levar susto em filmes de terror e Annabelle entregou muito nesse quesito. Apesar de que não me deu medo em nenhum momento, achei até engraçado. Fora que a boneca é muito feia, eu duvido que alguém em sã consciência iria querer uma coisa dessa.

14. A Casa do Medo: Incidente em Ghostland (2018): Eu estava belíssima no TikTok, até que caí em um vídeo sobre esse filme e nos comentários tinha uma pessoa falando que assistiu e ficou uma semana perturbada por causa dele. Só isso bastou pra me deixar curiosa e me convencer a assistir. Gente, o filme é uma porcaria. O plot twist é interessante, não vou mentir nessa parte, mas todo o resto é muito ruim.

15. O Segredo de Marrowbone (2017): Assistam, assistam, assistam, assistam, assistam! Que filme bom, que história magnífica, que elenco perfeito. Eu fui assistir sem saber nada, nem tinha lido a sinopse, e foi melhor assim. Recomendo demais.

16. A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009): Quem me conhece sabe que eu sou muito fã de Crepúsculo desde que me entendo por gente. Sempre que tenho oportunidade, eu reassisto qualquer um dos filmes da saga. Descobri recentemente que esse é o meu preferido de todos, apesar de ser Team Edward e o filme desenvolver mais a relação da Bella com o Jacob, eu adoro a melancolia por trás dele. Além da trilha sonora ser impecável.


17. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011): Temos o casamento, a lua de mel no Rio de Janeiro e o Robert Pattinson falando em português. 5 estrelas imediato na minha cabeça pela teoria, esses deveriam ser os pontos altos do filme, mas na prática deixam a desejar um tanto. Eu gosto bastante, mas nem por isso eu posso mentir e falar que é bom.

18. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012): O mesmo que disse acima vale para a continuação. Esse filme trata de muita coisa legal, mas o conceito poderia ter sido trabalhado melhor. Arrisco em dizer que o plot twist da visão da Alice foi o que salvou o filme. O final, como fã da saga, me deixa muito emotiva. Lembro de sair do cinema me afogando nas minhas próprias lágrimas.

19. Tropa de Elite (2007): Sei que esse filme divide um pouco a opinião das pessoas, mas eu, junto com a minha ignorância, gostei bastante. Não sei dizer pra vocês se a realidade foi retratada de forma fiel, mas o que posso afirmar é que o Wagner Moura arrasou muito.

20. Divertida Mente (2015): Demorei pra assistir esse filme e me arrependo muito disso. É maravilhoso! Acho que todo mundo deveria ter a experiência de assistir ele pelo menos uma vez. A dublagem brasileira é sempre incrível, mas nesse filme consegue ser ainda melhor. Adoro filmes em animação que divertem tanto as crianças quanto os adultos. Fora que a mensagem dele é muito boa.


21. A Menina que Matou os Pais (2021): Apesar de true crime ser um tema que me interessa bastante, eu nunca pesquisei muito sobre o caso da Suzane von Richthofen. Quando anunciaram que o filme ia sair, prometi que assistiria, mas demorou até eu de fato revisitar essa promessa e ir assistir. É um bom filme, a atuação da Carla Diaz entrega muito e eu achei convincente. 

22. O Menino que Matou Meus Pais (2021): Eu achei genial dividirem os depoimentos dos dois em dois filmes diferentes. Esse não me convenceu tanto quanto o outro, sei que é proposital, mas a Suzane ser retratada de forma tão bobinha me irritou um pouco.

23. Close (2022): Filme chato do caramba. Eu interpretei que ele retrata a culpa e o luto, mas ele faz isso de forma tão maçante e devagar, que você fica o filme inteiro esperando algo acontecer e simplesmente nada. Além disso, o filme todo é muito silencioso, o que eu acho que era pra ter um efeito, mas só acabou deixando tudo ainda mais parado. 

24. Imaculada (2024): Eu estava doida pra assistir esse filme desde o começo das gravações dele, ou seja, minha expectativa estava lá no alto, e não saí decepcionada. Vou ser sincera, não é original e nem revolucionário, certas cenas achei previsíveis até, mas eu gostei muitíssimo. A Sydney Sweeney foi perfeita na atuação e agradeço ela por ter feito esse filme acontecer.


25. Haikyu!! The Dumpster Battle (2024): Assisti no cinema e foi bom rever o meu menino Kageyama e o jogo com a Nekoma. A animação estava ótima, assim como a dublagem brasileira. Fazia muito tempo que eu não ia no cinema, então eu fiquei bem feliz.

26. Jujutsu Kaisen 0 (2021): Tenho a impressão que assisto esse filme pelo menos uma vez por ano desde quando ele saiu. Eu, como fã de Jujutsu Kaisen, achei que fizeram um trabalho excelente. Na época que saiu, tinha muito hype em cima dele, muita gente ansiosa com a adaptação do mangá, que já era muito bom por si só, e, na minha opinião, não decepcionaram. 

27. Jogos Mortais II (2005): Uma pequena curiosidade: Quando eu era mais nova, assisti um filme dos Jogos Mortais e fiquei traumatizada, prometi que nunca mais assistiria um filme de terror na minha vida. Essa promessa durou uns 4 ou 5 anos. Agora mais velha, mais uma vez, resolvi que voltaria nesse medo antigo e o enfrentaria. Comecei assistindo o primeiro da franquia e amei, dando continuidade no segundo, que também amei muito. Sério, que filme espetacular. Absolute cinema!

30. A Hora do Rush (1998): Meu namorado me obrigou. Não tenho muito o que dizer, na verdade. Assisti ele em junho e minha mente apagou mais da metade do filme, só lembro de ter gostado, mas não ter achado grande coisa.


31. Carros (2006): Sim, eu nunca tinha assistido esse filme. Quando vi que ele tinha 1h 57m me perguntei o que raios eles tinham tanto pra falar em um filme sobre carros e posso afirmar: eu não cortaria um minuto desse filme, tudo nele é importante e relevante pra construção da história. É muito bom, de verdade. A mensagem dele é muito bonita também, achei tocante. Assistiria de novo com certeza.

32. 8 Mile: Rua das Ilusões (2002): Mais um que fui obrigada a assistir pelo meu namorado. O filme conta um pouco sobre a história do Eminem. Como biografia o filme é bom, principalmente se você se interessa pela história do Eminem — não é o meu caso —, mas todo o resto acaba sendo meio desinteressante.

33. O Show de Truman: O Show da Vida (1998): Se você, por algum motivo, assim como eu, nunca assistiu esse filme, vá assistir agora! Ele é meio paradinho no começo, mas prometo que fica muito bom com o tempo. 

34. Deadpool (2016): É um filme simples, mas entendi que é proposital, até porque o próprio Deadpool não é um super-herói tão complexo assim. Eu gostei do senso de humor, acho que por mais singelo que seja, diferenciou dos outros filmes de super-herói. Um ponto bem positivo.

Sei que no tempo em que vivemos é comum termos aplicativos para contabilizar os livros, mangás, animes, filmes, séries e com isso ficamos mais conscientes da quantidade daquilo que consumimos, gerando uma certa comparação e competição pra ver quem tem os maiores números. Meu conselho é não se apegar tanto a isso. Até agosto eu assisti 44 filmes no total, o que pode não ser muito pra muita gente, mas pra mim, uma pessoa que não costuma assistir filmes, é bastante até, então estou feliz. 

Lembre-se de ler ou assistir algo principalmente por prazer e no seu tempo! 

Caso você tenha recomendação de algum filme, de qualquer gênero, fique a vontade para deixar nos comentários :)

16 comentários:

  1. Marrowbone é um que tá tem um tempão na minha lista, super curiosa pra ver. Midsommar eu acho tão superestimado, eu gosto que ele é esteticamente o oposto do Hereditário, mas só. Não aguento mais as pessoas achando lindo o final da mina toda indoutrinada numa seita.... Tipo????? Mas teve gente que achou emocionante o final de Hereditário e o final é trágico, não é bonito.... Enfim, Midsommar me deixa um pouco revoltada porque ele é só ok, ele não é o melhor horror elevado.... Whiplash é outro, o povo ama falar que é sobre superação, mas é sobre você se dobrar às vontades de um véio ignorante e querer ser como ele.... Odeio os filmes desse diretor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marrowbone é realmente muito bom, quando eu assisti, não sabia pra onde o filme estava indo e me surpreendeu muito no final, recomendo demais. Assisti Hereditário há um tempo e confesso que também acho superestimado, eu gostei, achei um filme muito bom, mas muita gente pinta como o melhor filme de terror e eu discordo um pouco. Midsommar é esteticamente bonito, tem uma história ok, com atuação excelente, mas poderia ser bem melhor pelo o que as pessoas falam dele. Concordo muito com você sobre Whiplash, nunca vou superar o menino literalmente sofrendo um acidente, quase morrendo, mas não podia perder a apresentação por nada, que isso gente?!

      Excluir
  2. Eu todo ano planejo assistir 52 filmes, todo ano eu falho, você ter assistido 44 filmes até então eu acho bastante também (um dia eu chego lá).

    Uns 10 anos atrás dois amigos meus me contaram sobre Centopeia Humana numa viagem de carro e eu fiquei chocadíssima com a ideia, me perturbou por anos. Aí um dia desses eu vi uma foto boba e pensei „haha, parece o conceito do Centopeia Humana versão tosca” e descobri que era uma screenshot real do filme. A coisa parecia tão pior na minha cabeça, bom saber que não fui a única.

    Alguns filmes que não conhecia sendo adicionados a lista, principalmente os de terror que é um gênero que não conheço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu nunca fui de ligar muito pra filme, se eu assistia 20 num ano, era muito, sabe? Não sei o que aconteceu nesse ano que o número duplicou e estou mais engajada e determinada a ficar 2h assistindo algo. Talvez tenha muito a ver com o fato de eu estar menos ansiosa e conseguir ficar tanto tempo prestando atenção na tela em vez de pegar o celular. Sobre Centopeia Humana, realmente, quando a gente sabe da ideia do filme, nossa mente imagina algo muito grotesco mas quando vamos ver de fato nem é tão absurdo assim, vou ver se o mesmo vale pra continuação quando assistir. Pra uma pessoa que gosta de filme de terror, eu assisto poucos até, vou mudar isso pra poder trazer mais recomendações pra cá <3

      Excluir
  3. Nana, engraçado o comentário da L., porque aconteceu quase a mesma coisa comigo: numa dessas voltas pela internet acabei lendo alguma coisa a respeito de Centopeia Humana, fiquei horrorizada e, por bastante tempo, sempre que me lembrava da premissa do filme continuava tendo a mesma reação. Depois de uns anos isso passou, mas continuo sem estômago para filme de terror ou gore.
    Sobre a ressaca literária, acho que poderia tentar começar por algum livro mais curto, é o que eu estou fazendo no momento. A leitura não se arrasta tanto, a gente fica com mais motivação para chegar no fim e sentir logo aquela satisfação de ter terminado um livro. A partir daí fica mais fácil pegar o ritmo da leitura novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso que eu não recomendo Centopeia Humana pra ninguém, apesar de não ter sido grande coisa pra mim, imagino que a maioria não quer perder umas horas do dia pra assistir um filme de premissa duvidosa, principalmente porque conheço pessoas que ficam pensando muito sobre os filmes que assistem, então é melhor evitar né? Imagina sonhar com isso.
      Eu resolvi tentar voltar a ler de novo uns dias depois que publiquei esse post, comecei com um livro que não é tão curto assim, mas é do meu gênero favorito e já estava na minha lista há muito tempo. Não tenho me cobrado pra ler rápido, mas me comprometi a ler pelo menos 30 minutos por dia, tem funcionado, sinto que estou progredindo assim. A história é bem intrigante também, o que facilita. Assim que terminar, trago o resultado aqui pro blog!

      Excluir
  4. Que post incrível! Adorei a sua lista e a forma como você descreve cada filme, estou incluindo vários na minha lista para assistir (vou aproveitar que esse mês estou de férias e consigo ter mais tempo livre hehe). Já assisti alguns deles e concordo com a sua opinião. Você tem um ótimo gosto cinematográfico! ♡´・ᴗ・`♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, fico feliz! Vou me esforçar pra assistir mais coisas e trazer listas como essa mais vezes pra recomendar outras obras. Depois conta o que achou dos filmes que adicionou na sua lista, vou amar saber a sua opinião <3

      Excluir
  5. Nana fico muito feliz com suas visitas lá no bloguinho! E feliz que tenha feito essa versão de publicação, pois descobri que poderíamos passar várias horas assistindo filmes juntas xD temos um gosto parecido. Infelizmente eu sou muito relaxada com filmes, meu Letterboxd tá juntando teia de aranha virtual kkkkkk. Ainda não assisti Saltbuwrn, mas tá na lista. E os filmes de terror que assistimos na infância e morríamos de medo, eu tenho vontade de rever todos, principalmente O grito que, junto com O chamado, me faziam ter pesadelos bizarros. Recomendo você assistir The Blackening é uma sátira muito engraçada dos filmes de terror.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro o seu conteúdo, minha visita lá é garantida <3 Que legal saber que temos um gosto parecido, já podemos trocar recomendações! Meu Letterboxd era usado uma vez a cada seis meses, mas tenho mudado isso de forma bem natural, sem me cobrar a assistir filmes pelos números e tem sido divertido. Saltburn é bem legal, assisti sem saber muita coisa e acabei gostando bastante. Quando a gente é criança os filmes de terror parecem tão reais que criam um certo trauma na gente né? É divertido revisitar esses depois de mais velho e ver como o trauma foi culpa de uma mente muito fértil. Obrigada pela recomendação, vou assistir e trazer a opinião na próxima lista que fizer <3

      Excluir
  6. Conheço vários dos títulos que mencionas, os que não conheço, vou tentar conhecer! Obrigada pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Que lista....longa...não posso falar nada, eu anoto sempre os filmes que eu assisto e gosto muito em um caderno. É o meu caderno de escrever "trecos".
    Já vi alguns da sua lista mas ultimamente estou numa missão quase impossível: Assistir todos os filmes que ganharam Oscar de melhor filme desde o primeiro. É difícil porque muitos desses filmes mais antigos estão fora de catálogo e nem em streamings se encontram. O jeito é catar na internet mesmo...pois é...Isso por que também acho que os filmes atuais estão ruins.
    Veja filmes mas não deixe os livros!!!

    valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que ter uma lista longa assim de filmes assistidos não é algo comum pra mim, eu era de assistir pouquíssimas coisas, mas esse ano estive mais engajada. Sempre quis assistir todos os filmes indicados ao Oscar, mas nunca tive determinação pra isso. Boa sorte nessa sua missão!

      Excluir
  8. Olá, Nana!

    Ler livros curtinhos sobre algum tema que eu gosto ajuda a curar a minha ressaca literária. Tudo o que eu preciso é de algo que me faça desligar o cérebro rsrs.
    Sobre os filmes, eu não gosto de terror por conta da energia meio pesada que eles passam, sei lá, além de que para mim são todos iguais haha'
    John Wick só os dois primeiros foram bons (minha opinião). Nunca ouvi sobre A centopeia humana rs.
    A maioria da sua lista que você deu nota baixa, eu gostei, socorrooo! Mas anotei alguns para ver aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando voltar ao hábito de leitura e escolhi um livro que, apesar de não ser curto, é de um gênero que me interessa bastante, assim que terminar, trago o resultado aqui pro blog.
      Filmes de terror realmente não são pra público geral, conheço muita gente que prefere evitar, por diversos motivos, e tá tudo bem. Sinto muito por ter te apresentado A Centopeia Humana, te garanto que quanto menos você souber desse filme, melhor pra você. Meu namorado diz que sou muito difícil de agradar, talvez por isso as notas baixas em alguns filmes, mas juro que tento não me fingir de crítica chata kkkkk

      Excluir