27/08/2024

Pregando a palavra de Fields of Mistria

Até maio desse ano eu era completamente viciada em Genshin Impact, jogava desde fevereiro de 2021 e dedicava quase todo o meu tempo livre — e dinheiro — no jogo. A cada 40 dias Genshin tinha uma atualização e com o passar do tempo eu fui perdendo o interesse: os personagens novos não me chamavam mais a atenção e não só isso, mas os mapas novos também não me animavam, logo eu que amava explorar, abrir baús, fazer puzzles… Então, com muita dor no coração, eu decidi parar de jogar e até desinstalei o aplicativo do meu computador e celular.

Desde então eu sinto falta de passar o tempo me dedicando à algum jogo. Eu amo The Sims desde que me conheço por gente, mas não era o que eu estava procurando. Também não queria de jeito nenhum me viciar em outro gacha. Com isso, me lembrei da existência de Stardew Valley.

Resumindo a minha história com Stardew: uma amiga elogiava muito o jogo e resolvi comprá-lo quando o mesmo estava em promoção na Steam. Eu tentei me viciar umas quatro vezes, mas nunca consegui me prender e jogar mais que um dia. Mês passado, comprei o jogo no celular, achando que adiantaria de alguma coisa, mas, mais uma vez, não me prendeu. Pra quem ainda resta dúvida: eu já aceitei que Stardew Valley não é pra mim.

Há umas duas semanas estava gastando minhas horas rolando o TikTok e esbarrei em um vídeo do ruyzo apresentando Fields of Mistria, um jogo bem semelhante a Stardew. De primeira impressão não me interessei muito, mas foi só eu ver uma querida aleatória falando sobre no Twitter que me convenceu a testar e posso dizer que estou completamente obcecada.

A premissa é bem parecida com a de Stardew Valley mesmo, por exemplo, você tem uma fazenda para cuidar, uma mina pra explorar, um museu pra doar coisas no estilo do Centro Comunitário do Stardew e uma cidade para ajudar a reerguer depois de um terremoto. Você também consegue dar presentes para os NPCs e ganhar corações com eles — ainda não é possível namorar, casar e ter filhos, mas os desenvolvedores já disseram que irão incluir essas opções nas atualizações futuras.

Em Stardew Valley eu sentia que você precisa ser produtivo todos os dias, que você precisa ter toda uma logística pra obter lucros e ter uma estação bem sucedida. Isso atrapalha um pouco a sua diversão no jogo, na minha opinião, porque começa uma autocobrança pra “jogar do jeito certo”. Eu não sinto isso em Fields of Mistria, muito pelo contrário, é tudo mais leve, você pode fazer as coisas no seu tempo, dar prioridade pro que você preferir.

Muita gente comentou que os desenvolvedores basicamente pegaram todos os mods do Stardew Valley e acrescentaram no jogo base. Nós conseguimos ver a localização dos NPCs no mapa, o jogo te avisa quando é aniversário de alguém, também é possível ver se você já doou ou não algum item pro museu sem necessariamente precisar ir até ele, você pode salvar o jogo a qualquer hora do dia sem ter que ir dormir e mudar o dia... tudo isso são mods que você acrescenta no Stardew Valley, mas em Fields of Mistria são melhorias inclusas no próprio jogo.

Além disso, ele é totalmente inclusivo, dando a opção pra escolher os seus pronomes e colocando bandeiras LGBTQIA+ como estampa de itens de vestuário, como chapéus. Enquanto eu estava no TikTok pesquisando vídeos sobre FOM, vi uma pessoa muito feliz ao se deparar com hijabs na aba de roupas. Há também como adaptar algumas animações para melhorar a experiência de pessoas fotossensíveis.

Fields of Mistria está disponível na Steam em acesso antecipado, ou seja, o jogo ainda não está completo, mas já dá pra se divertir horrores com ele. Ele é pago — até o momento desse post está R$44,49 — e, infelizmente, não tem tradução oficial pra PT-BR, mas juro que vale muito a pena.

Entre idas e vindas pelas redes sociais, descobri que existe uma tradução PT-BR feita por fãs, que você pode baixar sem dor de cabeça pelo servidor do Discord. É totalmente seguro, pois o arquivo funciona como uma espécie de mod. Vou deixar aqui um tutorial por vídeo, caso seja de maior ajuda.

A comunidade ainda é pequena e tem poucos guias na internet, mas vejo muito potencial pra crescer cada vez mais. Quando minha fazenda estiver mais organizada e avançada, eu volto pra mostrar pra vocês!

14 comentários:

  1. Oi Nana! Eu achei esse jogo muito fofo! Ainda não entrei pra seita de Stardew Valley, mas comprei ele numa promoção na Steam depois de tantas recomendações. Um jogo que eu gosto e me lembra essa dinâmica parecida entre Fields of mistria e Stardew Valley é Graveyard Keeper. Ainda não finalizei o jogo, pois estou num processo de ter o habito de jogar, mas adoro a história e o tanto de coisa que tem pra fazer lá. Vou anotar sua dica de jogo <3

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido falar de Graveyard Keeper, mas pelo que pesquisei, ele realmente é bem parecido com jogos no estilo de Stardew Valley, acredito que depois do sucesso que Stardew foi e ainda é, muitos jogos com essa mesma premissa foram e serão lançados, o que acho ótimo, pois assim vai ter opção pra todo mundo, assim como Fields of Mistria foi a minha :D

      Excluir
  2. Nana, seu post me conquistou (ou seria 'converteu'?). Os problemas que eu tenho com Stardey Valley são bem parecidos com os seus, sempre que jogo fico achando que não estou progredindo, exatamente por causa de toda a logística que precisa ser organizada para lucrar. E quando eu jogava também era por um dia e depois ele caia no esquecimento. A época que mais joguei foi logo quando comprei e estava descobrindo as coisas, da última vez que acho que não foi nem por meia hora.
    Achei Fields of Mistria uma graça, nunca tinha ouvido falar. Dei uma olhada no site deles, li mais algumas coisinhas em outros cantos da internet e agora ele já está na minha biblioteca do Steam, kkkk. Em breve vou ter um tempinho extra para jogar; estou bem animada porque, além do seu post, li mais um monte de coisa positiva sobre Fields of Mistria. E acho que também, por não estar completo ainda, fica mais fácil de ir descobrindo as coisas num ritmo mais tranquilo, sem ficar na autocobrança de que tem um monte de coisa para fazer ao mesmo tempo.
    E é uma referência a Crepúsculo que eu vi ali? Depois posta como está sua fazenda sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah que bom que te converti! Eu ficava muito triste por não conseguir me viciar em Stardew porque sempre achei o jogo divertido e interessante, mas eu ficava tão paranoica com o meu lucro e isso me atrapalhava muito. Fields of Mistria tem tudo o que eu gostava em Stardew + a leveza de não precisar me cobrar pra ser produtiva e lucrativa o tempo todo, ou seja, só vantagens. Desde a publicação desse post eu já avancei bastante no jogo e posso dizer que ele só vai melhorando e te dando mais vontade ainda de continuar jogando. E sim, é uma referência sim kkkkk Espero que os desenvolvedores coloquem a opção de multiplayer num futuro próximo pra jogarmos juntas <3

      Excluir
  3. Eu joguei Stardey Valley por um dia apenas e já senti essa pressão de ter que produzir bastante pra conseguir lucrar nos dias certos e tudo mais. Sempre quis jogar porque lembrava um jogo antigo que eu tinha quando criança, mas não foi lá essas coisas. Eu tava bem perdida, meu irmão quem me ajudou. Mas achei uma fofura esse seu jogo, pena que eu não gasto dinheiro com jogo, senão eu estaria perdida. Vou adorar saber mais do seu progresso no jogo. Adoro ver posts dessas coisas tipo animal crossing e afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que fala que essa pressão em cima de Stardey Valley quem coloca são os próprios jogadores, o que, em partes, não é mentira, mas a própria comunidade do jogo alimenta esse discurso de ter dias certos pra fazer X coisas e quanto você precisa ter lucro no fim de cada estação, dá a impressão de que assim tem um jeito certo de jogar Stardew, o que desmotiva muito quem só quer se divertir um pouquinho.

      Excluir
  4. Um amigo meu me falou sobre esse jogo. Vi vem pouco sobre ele mas assim, eu sou apaixonada por stardew. Viciada de ate conhecer e passar horas na wiki do jogo kasdkaskdka. Tô morrendo de vontade de jogar esse, muito mais agora lendo isso. Lendo os comentários sobre Stadrew, fico triste que você e outras pessoas não conseguiram se adaptar com, mas acho que faz parte. De tempos em tempos eu acabo viciando nele de novo que nem com The Sims 4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho quem Fields of Mistria acaba agradando tanto aqueles que não conseguiram se adaptar com Stardew quanto os que amam e são viciados em Stardew, porque apesar de parecidos, cada um tem sua particularidade. Fico muito triste por não ter conseguido me viciar em Stardew, eu adoro a dinâmica do jogo, as histórias, teorias, mas infelizmente aprendi que prefiro assistir os outros jogando do que eu mesma jogar kkkkk Acho que é um evento canônico pra todo mundo ficar meses sem jogar The Sims e do nada voltar, ficar viciado, passar horas jogando e depois largar de novo kkkkk Quem nunca?

      Excluir
  5. Eu tô me coçando pra comprar esse jogo, eu amo Stardew Valley e joguinhos de ter sua fazenda e ir fazendo coisinhas e conhecendo o pessoal da vila.... Eu tô me mordendo demais HAHAHAHAHAHA
    E tá tão fofo, socorro ;w;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm!! Juro que vale super a pena, sem contar que é muito legal participar do desenvolvimento dele, já que os desenvolvedores realmente dão ouvidos aos feedbacks dos jogadores.

      Excluir
  6. Que jogo lindo! Amei a paleta de cores (não sei se é sempre assim, ou se é porque é primavera nas screenshots, mas 🩷) e a vibe daqueles joguinhos do Gameboy (sou idosa). Eu nunca joguei Stardew Valley, e acho que você é a primeira pessoa que vejo falando não ter gostado do jogo.

    Uma pena que só tenha pra Windows porque estou tentada. Estou fazendo uma listinha de jogos pra jogar quando estiver de férias novamente, e quero botar ele na lista. Quem sabe até lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paleta é assim mesmo, toda pastel, muito fofo. Eu realmente queria ter gostado muito de Stardew Valley, acho que o jogo tem suas qualidades, mas realmente não foi pra mim, infelizmente. Espero que até suas férias Fields of Mistria fique disponível pra você poder dar uma chance e jogar 🖤

      Excluir