Esses dias lembrei dos jogos que eu passava horas quando criança e me dei conta de que todos eles estavam na internet, dentro de um site, diferente dos dias de hoje que são todos de download.
O engraçado é que lembro que não eram jogos complexos, eram simples e geralmente repetitivos, você fazia a mesma coisa de novo e de novo — por exemplo, os jogos de vestir e fazer o cabelo da Barbie —, mas não deixavam de ser divertidos e viciantes.
Com isso, fui atrás de imagens dos joguinhos que eu gostava pra me trazer esse sentimento de nostalgia e me surpreendi que alguns estão disponível até hoje.
Habbo Hotel (lançamento no Brasil: 2006)
Nunca fui chegada ao Club Penguin, mesmo quando me deram uma conta paga pra usar, eu preferia virar a noite nos servidores online do Habbo Hotel. Foi lá que inventei a poligamia e tive milhares de webnamorados. Era um amor tão verdadeiro que no dia seguinte eu já não me lembrava da existência de nenhum deles.
Um outro site parecido era o BarbieGirls.com, que foi o meu primeiro grande trauma capitalístico. Dava pra personalizar a sua barbie, decorar o seu quarto, adotar pets, além dos mini-jogos para você ganhar moedinhas. Esse também tinha coisas pagas que eu sonhava em ter, porém minha vontade só se agravou quando descobri que dava pra comprar as bonecas do jogo na vida real, e além de funcionarem como MP3, te davam um código pra acessar as coisas VIPs no site. Chorei tanto pra ter uma, mas falhei miseravelmente.
Falando em bonecas, a Polly Pocket também tinha um joguinho. Era bem simples, você só precisava buscar os amigos da Polly de carro e levá-los pra festa enquanto desviava dos obstáculos no caminho. Se não me engano, tinha até um cronômetro pra ensinar trabalho sob pressão desde cedo. Era legal!
Romance não é algo que me chama a atenção atualmente, mas quando criança, muitos jogos envolviam relacionamentos no geral. Em um você usava um laser pra conquistar os meninos da escola, em outro o objetivo era beijar o seu par enquanto o chefe não olhava e tinha aquele onde você colocava dois nomes e mostrava a porcentagem de compatibilidade, definitivamente um clássico. Quem nunca?
Zuzubalândia é um desenho animado brasileiro que eu nunca cheguei a assistir, mas jogava muito! Eles tinham um site com vários joguinhos e um deles era de um tabuleiro muito legal pra você poder jogar com outros amigos ou sozinho mesmo só com as vozes da sua cabeça (meu caso).
Tinha muitos sites como esse que reuniam uma coletânea de joguinhos e eles ou não existem mais ou se existem, os jogos não são mais os mesmos de 10 anos atrás. Eu passava muito tempo no Friv porque gostava da maioria dos jogos de lá. Pensei de verdade que ele tinha ido de arrasta, mas descobri que ele está vivíssimo. Quantas crianças será que sabem da existência desse e de outros sites como esse?
Pra finalizar, o jogo que me fez entrar nesse rabbit hole e sair pesquisando sobre os meus jogos de infância. Era bem simples, assim como os outros, porém bem estressante, pois você não podia demorar muito pra fazer as coisas senão o Bob Esponja morria. Lembro direitinho que o Bob Esponja precisava entrar em uns canos e, pra isso, você tinha que apertar a setinha pra baixo do teclado e eu, ansiosa desde sempre, surrava o teclado pra tentar ir mais rápido. Bons tempos.
Não eram só esses os jogos que eu jogava quando mais nova, com certeza tinha muitos outros, mas tentei focar nos que eu mais passava tempo e gostava. Minha memória é péssima então pode ser que eu também tenha esquecido de algum outro muito relevante pra Nana de 7-13 anos.
Caso seja de curiosidade: eu ainda gosto muito de passar o tempo jogando. Atualmente tenho gastado minhas horas em Fields of Mistria, mas esse ano já joguei alguns jogos no Playstation 4 como Until Dawn e Detroit e para PC estou pra finalizar The Walking Dead, além de nunca abandonar o meu queridinho The Sims, é claro.
Enfim, meio doido pensar que o tempo realmente passa como tanto alertam e com ele mudanças acontecem. É engraçado quando me dou conta de que a infância que tive é totalmente diferente da infância que as crianças de hoje têm, são referências e gostos totalmente distintos. Acho incrível o tanto que a tecnologia avança a cada dia, mas também é um pouco assustador não saber onde isso vai parar. Venho me sentindo velha perto da geração atual e como as coisas que eu fazia e gostava já são consideradas ultrapassadas, talvez isso só faça parte do processo de viver.
Será que as crianças da geração atual sabem o que é pesquisar “jogos para meninas” no Google ou elas se contentam com o Roblox? Não convivo com crianças, então se alguém souber a resposta, por favor, deixe nos comentários.
Olá, Nana!
ResponderExcluirAcho que a nova geração tem muito mais variedade de absolutamente tudo, então com essa facilidade, mesmo que encontrem algo legal, talvez enjoem rapidinho passado a novidade :/ Mas não convivo com eles, então não faço ideia! É só uma suposição.
Eu já não sou da geração de jogos no pc porque sou muito mais velha (lendo seu post me senti ainda mais hahaha). Só fui ter pc com internet aos 17. Mas na infância eu jogava com pouca frequência os dos meus primos e nunca me interessava em ficar muito tempo.
Fiquei encantada com as telas dos jogos *-*
Beijos
Pior que o que você falou faz muito sentido, também tem a questão de que prender a atenção da geração atual é bem mais difícil. Meu interesse por joguinhos se deu principalmente por influência do meu irmão, descobri e joguei muita coisa por causa dele hahah
ExcluirOi nana! Que nostalgia boa esse post me trouxe... Eu virava madrugada nos finais de semana para usar a internet discada, já que não tinha internet fixa em casa na época.
ResponderExcluirEu AMAVA jogar neopets. Já jogou/ouviu falar? Era um site que vc adotava um bichinho e tinha que jogar vários joguinhos pra ganhar moedas para comprar comida pra eles. Uma vez fui viajar pro interior e fique internet, ai meu pet acabou morrendo.. Fiquei me sentindo péssima por ter deixado meu pet virtual morrer. Ah e tinha um joguinho também online, daqueles de atirar bolhas da mesma cor para ir eliminando as fileiras, tinha um que era com adversários online, eu gostava bastante tbm.
Minha filha tem 9 anos e ama roblox e minecraft, mas recentemente descobriu esses tipos de joguinhos online, de vestir as bonecas.. Amou, mas continua preferindo roblox, kkkk
Não conhecia Neopets, mas pesquisei e achei uma graça, certeza que eu teria viciado se tivesse conhecido quando criança. Um que era meio parecido era o Splash da Turma da Mônica, que também era um bichinho virtual pra você cuidar e eu lembro que deixei vários morrerem, tadinhos.
ExcluirEu lembro desse jogo de atirar bolhas da mesma cor! Minha prima me apresentou e eu jogava bastante, até hoje gosto de jogos nesse estilo, inclusive.
Sério que sua filha gosta de Minecraft? Eu achava que o Roblox tinha dominado a atenção das crianças. Mas pelo que vejo até os adultos estão gostando de jogar no Roblox hahah
Faz tempo que eu quero fazer uma página só com os jogos que eu jogava quando adolescente, eu era muito fissurada no ojogos que tinha todo tipo de jogo legal e num era cheio de propaganda igual os sites são hoje em dia.
ResponderExcluirTambém não convivo com crianças, não sei o que ta na moda no momento, sempre só vejo adulto jogando roblox
Também gostava do Ojogos, ele ainda existe, mas está totalmente diferente de uns anos atrás, assim como o Click Jogos, por isso nem tem como acessar eles pra lembrar dos velhos tempos, apesar de alguns jogos antigos ainda estarem disponíveis em sites aleatórios.
ExcluirTambém vejo muitos adultos jogando Roblox junto com as crianças.
Nana sua postagem foi o maior suco da nostalgia!!! Eu jogava horrores Polly Pocket: Polly Party Pickup (não sei pq eu tô com bloqueio pra aprender a dirigir na vida real), Love Tester Deluxe e Spongebob Squarepants: Ship O' Ghouls. Fui muito cria do habbo hotel e hoje em dia entrar lá me leva a uma crise existencial. Eu amava todo e qualquer jogo de organização, tinham quartos com vários itens amontoados e precisava arrumar tudo. E até hoje eu jogo Neopets (alimentando meu bichinho virtual de 16 anos Ç-Ç)
ResponderExcluirGarota do 330
Muito bom saber que não fui a única jogando esses jogos kkkkk Tenho muitas saudades dessa época em que as coisas pareciam mais simples. Você falando sobre amar jogos de organização, acho que você ia gostar muito de Unpacking, se ainda não conhece. E, caramba, 16 anos? É muita coisa, tá cuidando de um adolescente já, jamais conseguiria tamanha dedicação kkkkkk
ExcluirNana!!!!! Que post maravilhoso me deu até vontade de chorar kkkkk. Você desbloqueou memórias valiosas, eu AMAVA jogar Habbo, e me casava todos os dias com pessoas diferentes, amava muitoooo.
ResponderExcluirLembro de jogar o jogo da Polly também! O meu ato de rebeldia gay era pesquisar "jogos para meninas" sendo um menino, e passava horas maquiando as bonecas e jogando jogos cheio de glitter. Acho que acabou moldando um pouco minha personalidade. Concordo com você que os jogos eram repetitivos e me pergunto como conseguia, acho que realmente eram tempos mais simples e que a gente não precisava de algo novo toda hora.
Vou revelar um segredo e um Guilty Pleasure: Amo jogar Dress to impress no roblox, porque realmente me lembra de certa forma aqueles joguinhos que jogava escondido e que eram icônicos.
Sim, muito doido pensar como esses jogos, mesmo sendo repetitivos, prendiam tanto a nossa atenção, diferente de hoje que não conseguimos assistir um vídeo de 1 min sem aumentar a velocidade kkkkk
ExcluirSabe que eu vejo muitos vídeos de adultos jogando Dress to Impress com outras crianças e acho engraçadíssimo, puro entretenimento.
Nana, me lembro do comercial da "boneca" do BarbieGirls.com e lembro de ficar tristinha porque parecia que o site era a coisa mais legal do mundo e eu sabia que eu não iria jogar kkkkk até hoje não sei se o site era tudo isso mesmo ou não.
ResponderExcluirHabbo foi um que eu tentei jogar acho que uma vez só, mas não curti muito. Eu gostava demais do Barbie.com.br. Tinha um joguinho de babá que eu achava o máximo, tinha que vestir a bebê, passear com ela, ir no super mercado... Não tem tanto tempo eu encontrei um site que arquivou esses joguinhos, fui jogar e acabei descobrindo que ele é chatíssimo kkkkk
O site do BarbieGirls.com não era lá grande coisa, era muito parecido com a dinâmica do Club Penguin e Habbo só que da Barbie, e acho que era por isso que eu ficava tão fascinada com ele.
ExcluirEu lembro desse joguinho de babá no Barbie.com.br, só não inclui ele no post por ter jogado poucas vezes.
Mas é exatamente isso mesmo, tem jogos que eu amava muito quando era criança, mas hoje eu olho e acho a coisa mais chata do mundo kkkkk Um exemplo é o jogo da Polly que citei no post.