14 outubro 2024

Talvez eu tenha kin na Dory

Mas Nana o que é ‘ter kin em alguém’? “Kinning” é quando você se identifica com um personagem (como a história do personagem, personalidade, aparência, traumas, ou todas as opções anteriores).

Particularmente falando, eu sou bem exigente com os meus kins. Pra eu admitir que me identifico com um personagem eu realmente preciso fortemente me identificar com ele, pra algo além de apenas um traço da personalidade. Por exemplo, a Lisa de Os Simpsons gosta de ler e eu também, mas, pra mim, isso não é suficiente pra eu ter um kin nela, percebe?

Sou tão rígida quanto a isso que até hoje só tenho um kin, que é no Uenoyama Ritsuka do anime/mangá Given (inclusive, fica a recomendação). Se não fosse pelo fato de ele ser um homem e fictício, eu diria que somos exatamente a mesma pessoa. Suspeito que me vigiaram por um tempo sem eu saber pra criar ele.

Enfim, a minha questão com a Dory é que ela sofre de short-term memory loss (quando você não retém informações que acabou de receber, ou seja, sua memória a curto prazo é péssima) e eu também passo por isso. Claro que não de forma absurda quanto mostra nos filmes, mas parecido.

No meu caso, existem muitas causas pra esse problema: a) ansiedade, porque ela pode prejudicar a atenção e concentração; b) estresse, porque estudos apontam que o estresse recorrente provoca liberação excessiva de cortisol e isso atrofia as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento de informações; c) bipolaridade, porque perda de memória é um sintoma cognitivo do transtorno (sim, sou diagnosticada); d) uma junção de tudo isso?

A teoria que eu mesma inventei, e que até faz um pouco de sentido, é que talvez eu seja ansiosa no nível de dar muita importância pra coisas irrelevantes e isso não deixa espaço no meu cérebro pra informações realmente relevantes. É como estar assistindo um filme e, em vez de prestar atenção nos principais, você fica prestando atenção nos figurantes no fundo da cena.

Sei que a culpa não é minha, até porque não escolhi não lembrar das coisas, mas ainda assim me julgo demais. Em certos momentos, eu me acho extremamente burra, de exemplo, já perdi as contas das vezes em que precisaram me ensinar algo e 2 min depois eu já tinha esquecido tudo mesmo prestando toda a minha atenção. Além disso, algumas pessoas se sentem pessoalmente magoadas com a minha falta de memória por acharem que eu não presto atenção nelas — desculpa não lembrar a sua cor favorita, eu não gosto menos de você por isso, ok? Nem preciso dizer que criei uma insegurança em volta disso, né? Acho que tá bem claro.

Lembram dessa cena no gif acima no filme Soul? Eu queria que nossa mente fosse cheia de arquivos assim e quando precisássemos consultar alguma informação ou lembrança ela estaria lá.

Mas me conta, você tem kin em algum personagem?

8 comentários:

  1. Oi, Nana! Tudo bem?
    Amo o Ritsuka, então adorei a referência ♥
    Eu me identifico bastante com a Dory também e, apesar de não ter bipolaridade, tenho ansiedade diagnosticada e enxaqueca crônica, e os tratamentos influenciam na minha (já) péssima memória. Entendo bem a frustração, especialmente por tentar lembrar de coisas importantes e simplesmente não conseguir rs
    Mas se fosse escolher um personagem, acho que seria a Hermione. Tem o lado bom dela, como gostar de ler e ser uma amiga leal, mas também tenho os defeitos, como ser certinha e metódica demais - e algumas pessoas acharem isso irritante KKKKKK
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que não lembrar das coisas é culpa nossa né? To trabalhando muito nesse pensamento de entender que não é uma escolha minha e não tem muito o que eu posso fazer.

      Pra mim, se identificar com um personagem é exatamente isso, acolher as qualidades mas se encontrar nos defeitos dele também.

      Excluir
  2. Oi Nana! Tenho memória boa, mas ela é bem seletiva kkkkk, eu imagino que deva ser frustrante esse rolê de não lembrar de certas coisas. Acho que antes de fazer terapia eu ficaria chateada se um amigo não lembrasse algo sobre mim. Hoje em dia eu entendo que não dá para ficar chateada com essas coisas. Inclusive eu acho muito válida essa conversa com a outra pessoa sobre não lembrar de detalhes, não ser sinônimo de gostar menos.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruinzinho mesmo, mas felizmente, esse problema não me atrapalha na hora de fazer provas, por exemplo. O que me deixa chateada é parecer indiferente pras pessoas que eu me importo, por isso comecei a anotar no bloco de notas informações importantes pra não esquecer e não chatear ninguém kkkk

      Excluir
  3. Acho tão chato que hoje em dia a gente tem que colocar o disclaimer de que somos oficialmente diagnosticados por causa de gente preconceituosa que não entende como funciona saúde mental, ugh. Enfim, só um desabafo dhjfbghjadsbf
    Entendo bem essa questão de ter uma memória péssima. Meu TDAH que o diga uashfuyergfasd apesar de ter o diagnóstico de TDAH, não sinto que me identifico tanto com a Dori, não sei porquê. Acho que, assim como você, preciso de mais do que só uma característica em comum.
    Sei bem como é essa coisa das pessoas assumirem coisas por causa da memória ruim. Sofremos, mas acredito que podemos encontrar pessoas que nos amam e nos respeitam mesmo com as nossas limitações. Eu encontrei, ao menos hahah
    Infelizmente maior parte dos personagens com quem me identifico são vilões filhos da ****, então vou ficar bem quietinha djfhbgrjhbf Claro que não me identifico porque eles são ruins, mas porque geralmente eles tem um backstory no qual eu vejo semelhanças na minha vida. Considero que eu não seria uma vilã se eu fosse um personagem, maaas continuo me identificando com eles, infelizmente :')
    Beijinhos!
    camundonguinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muito chato, principalmente quando banalizam tanto os termos e a internet tá cheio de autodiagnóstico.

      Não te julgo por se identificar com os vilões, geralmente eles são os que mais são humanizados, em vez de serem aqueles bonzinhos, só com qualidades, iguais aos protagonistas.

      Excluir
  4. Olá, Nana!
    Eu não sei se eu tenho algum personagem que eu me identifique tanto a ponto de ser considerado kinning (desconhecia a palavra, interessantíssimo!). Mas meu pai sempre diz que eu sou a Amélie Poulain hahaha' E eu tenho bastante semelhança com o jeito dela em vários sentidos. Então acho que posso considerá-la.
    Eu não tenho lá uma memória muito boa também e se eu conheço uma pessoa num dia, dali uma semana eu esqueço do rosto e nome facilmente (em compensação tenho memória espetacular para outras coisas, vai entender...). Então te entendo um pouquinho rs. Não fique se culpando por não se lembrar desses detalhes mesmo porque nem é intencional!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, no geral mesmo a minha memória é péssima, mas pra letra de música ela é muito boa. Muito engraçado como nossa mente trabalha pra selecionar o que é válido deixar guardadinho e o que pode ser descartado.

      Excluir

Seja gentil e deixe o link do seu blog pra que eu possa retribuir a visita. Muito obrigada por comentar ♥